LER, ESCREVER E INTERPRETAR
Escola Municipal Guarujá
Professora: Eleusa Soares de Amorim
Alunos atendidos: 2° ano “A” e “B”
Duração do projeto: Março a Dezembro
JUSTIFICATIVA
No início do ano letivo de 2011, após fazer um diagnóstico com os alunos do 2º ano “A” e “B” do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Guarujá ouve a necessidade de montar um projeto para melhorar a leitura, escrita e interpretação dos alunos. Sabe-se que a leitura é de fundamental importância para a formação de um cidadão apto a exerce sua cidadania.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar a leitura, escrita e interpretação com os alunos do 2º ano “A” e “B” (1ª fase do 1º ciclo) do Ensino Fundamental de nove anos da Escola Municipal Guarujá.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ler imagens e gravuras.
Reproduzir filmes e história através de desenhos.
Ler e escrever palavras, frases e textos.
Ler textos e livros na sala de aula e na hora cívica.
Reescrever histórias e músicas.
Produzir textos.
METODOLOGIA
Para que os alunos possam desenvolver cada vez melhor suas habilidades na leitura, escrita e interpretação serão trabalhadas as seguintes atividades: estudo das famílias silábicas, leitura e interpretação oral de textos, produção de texto, ditado seguido de correção coletiva, produção coletiva de textos, aulas na sala de informática envolvendo a escrita e leitura de pequenos textos, ditado com duplas, reescrita de frases, texto fatiado e durante a leitura diária da escola serão feitas intervenções como perguntas sobre o livro lido e reprodução do mesmo.
RECURSO DIDÁTICO:
Livros de literatura infantil;
Computador;
Impressora;
Folha A4;
Cartucho de tinta colorida e preta;
Data show;
TV, DVD e DVDs;
Locação de DVDs;
Xérox;
Revelação;
AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará no decorrer das atividades e relatório final.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Elaboração de projetos: guia do cursista/Maria Elisabette brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (organizadoras), 2009.174p.;Il.
Pestalozzi,Johann. Elaboração de Projetos, guia do cursista, 15p Brasília 2009.
Freire, Paulo. Elaboração de Projetos, guia do cursista, 37p Brasília 2009.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar a leitura, escrita e interpretação com os alunos do 2º ano “A” e “B” (1ª fase do 1º ciclo) do Ensino Fundamental de nove anos da Escola Municipal Guarujá.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ler imagens e gravuras.
Reproduzir filmes e história através de desenhos.
Ler e escrever palavras, frases e textos.
Ler textos e livros na sala de aula e na hora cívica.
Reescrever histórias e músicas.
Produzir textos.
METODOLOGIA
Para que os alunos possam desenvolver cada vez melhor suas habilidades na leitura, escrita e interpretação serão trabalhadas as seguintes atividades: estudo das famílias silábicas, leitura e interpretação oral de textos, produção de texto, ditado seguido de correção coletiva, produção coletiva de textos, aulas na sala de informática envolvendo a escrita e leitura de pequenos textos, ditado com duplas, reescrita de frases, texto fatiado e durante a leitura diária da escola serão feitas intervenções como perguntas sobre o livro lido e reprodução do mesmo.
RECURSO DIDÁTICO:
Livros de literatura infantil;
Computador;
Impressora;
Folha A4;
Cartucho de tinta colorida e preta;
Data show;
TV, DVD e DVDs;
Locação de DVDs;
Xérox;
Revelação;
AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará no decorrer das atividades e relatório final.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Elaboração de projetos: guia do cursista/Maria Elisabette brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (organizadoras), 2009.174p.;Il.
Pestalozzi,Johann. Elaboração de Projetos, guia do cursista, 15p Brasília 2009.
Freire, Paulo. Elaboração de Projetos, guia do cursista, 37p Brasília 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário